Aluguer ou compra de um ancoradouro
Alugar ou comprar um lugar de amarração
Se decidiu comprar ou alugar um lugar de amarração numa marina do Mediterrâneo, é importante ter em conta que, mesmo como proprietário de um lugar de amarração, são poucas as marinas que permitem alugar o lugar e ficar com os rendimentos desse aluguer. Nas marinas que não o permitem, qualquer potencial locatário terá de reservar um lugar diretamente com o porto e a receita ficará com o operador da marina. No entanto, isso pode significar que um lugar alugado não oferece necessariamente segurança de posse. Embora possa haver ancoradouros vagos numa determinada marina, é muito provável que o ancoradouro seja propriedade de outra pessoa e que o operador da marina tenha todo o gosto em alugá-lo a si. No entanto, se o proprietário quiser recuperar o seu ancoradouro, seja para o vender ou para colocar o seu próprio barco, será obrigado a sair imediatamente. É evidente que, nesta situação, pouco se pode fazer, a não ser mudar para outro lugar de amarração do mesmo tamanho, se disponível, ou mudar o barco para outra marina. Esta é apenas uma das várias razões pelas quais a maioria dos proprietários de barcos prefere comprar o seu lugar de amarração.
É verdade, no entanto, que há muitos proprietários de barcos que estão na mesma marina num lugar alugado há anos, mas muitas vezes a marina muda o barco de um lugar para outro, se isso lhe convier. Isto acontece especialmente nas marinas francesas, onde o operador da marina paga apenas uma parte do aluguer ao proprietário privado, mas só após uma estadia típica de três dias. Após esse período, é muito provável que o operador da marina mude o barco para outro lugar para evitar ter de pagar qualquer parte do aluguer ao proprietário anterior.
Por conseguinte, todos os lugares de aluguer anunciados nas nossas listas são aqueles em que envidámos todos os esforços para garantir, e recebemos confirmação do proprietário, que a marina permitirá que o proprietário alugue o lugar a outro proprietário de barco. No entanto, não podemos assumir qualquer responsabilidade, nem oferecer qualquer garantia de que será autorizado a permanecer em qualquer lugar alugado através de nós ou apresentado nas nossas listas, uma vez que alguns operadores de marinas são conhecidos por alterar as suas regras quando um novo gestor local é nomeado, ou quando o proprietário existente decide posteriormente vender o seu lugar sem nos consultar previamente.