Perguntas frequentes

“QUANTO CUSTA ALUGAR UM ANCORADOURO NA MARINA DO MEDITERRÂNEO” ?

Tudo depende da localização no Mediterrâneo ou da marina onde deseja estar, e também se os proprietários dos ancoradouros podem alugar os seus ancoradouros a outros velejadores, mas um ancoradouro de 15 metros na Marina Duquesa, na Costa del Sol, custaria cerca de 10 000 euros por ano, mas em Puerto Banús poderia custar mais de 16 000 euros ou até mais.

“QUANTO CUSTA COMPRAR UM LUGAR DE EMBARCAÇÃO NUMA MARINA DO MEDITERRÂNEO” ?

Isso também depende de que parte do Mediterrâneo, de que país, de que zona desse país e de que marina. Não existem preços fixos ou padrão, mas podem variar consideravelmente. Por exemplo, um lugar de 12 metros numa marina com, digamos, 10 anos restantes de concessão, custaria mais de 40 000 euros, mas muito mais numa marina com 25 anos restantes de concessão. Nestes casos, um lugar de 12 metros poderia custar mais de 90 000 euros ou mais. Além do custo da amarração, na maioria dos casos, haverá também uma taxa de manutenção anual a pagar. Um lugar típico de 15 metros custaria entre 3.000 e 4.000 euros por ano e um de 12 metros entre 2.000 e 3.000 euros por ano.

“O QUE SIGNIFICA DATA DE TÉRMINO DA CONCESSÃO” ?

Na maioria das marinas, cada operador de marina chegou a um acordo com o governo respectivo para construir/operar uma marina por um período de tempo determinado. No passado, a duração do contrato (concessão) era deixada ao critério do operador individual/governo. Isso mudou desde então. Em Espanha, por exemplo, todos os novos portos têm geralmente uma concessão fixa de 30 anos.

“O QUE ACONTECE QUANDO A CONCESSÃO TERMINA” ?

Os respetivos governos têm algumas opções. Podem negociar uma nova concessão com o operador da marina existente ou abrir um concurso público para selecionar outros operadores de marinas. Algumas marinas espanholas, por exemplo, chegaram recentemente ao fim do seu período de concessão, mas foram tomadas medidas para prolongar a data de término da concessão por um período mais curto.

“O QUE ACONTECE SE EU FOR PROPRIETÁRIO DE UM LUGAR NA MARINA QUANDO A CONCESSÃO TERMINAR?” ?

Quando compra um lugar, está na verdade a comprar o direito de usar esse lugar até à data de término da concessão. Em teoria, deve devolver o lugar ao operador, mas, na realidade, é um inquilino, pelo que é natural que lhe seja dada a primeira opção de recompra do lugar até à próxima data de fim da concessão. Nas marinas cuja concessão foi prolongada, os atuais proprietários de lugares tiveram a oportunidade de prolongar a data de fim da sua concessão, alguns mediante o pagamento de um montante simbólico e outros sem qualquer pagamento.

“QUE OUTROS CUSTOS DEVO PREVER SE COMPRAR UM LUGAR” ?

Isso depende do país onde o lugar de amarração e a marina estão localizados, mas geralmente há impostos ou uma taxa de transferência adicionada ao processo. Também depende do tipo de marina. Em alguns casos, é apenas um contrato com o porto, enquanto noutros é um processo legal que envolve notários locais, caso em que lhe será entregue uma escritura de propriedade ou, em França, ações da marina. Ao comprar um lugar de amarração privado, deve-se considerar uma margem de 10% para cobrir esses custos e quaisquer honorários de advogados, mas se for comprar numa marina nova, também há IVA a pagar, que pode chegar a 21%.

Como mencionado, também há taxas comunitárias anuais a pagar, mas, novamente, isso depende da marina onde o lugar de amarração está localizado. Em caso de dúvida, contacte-nos.p>

“QUAIS SÃO AS VANTAGENS DE COMPRAR UM LUGAR EM VEZ DE ALUGAR UM” ?

Existem várias razões pelas quais as pessoas compram os seus lugares em vez de alugar. Em primeiro lugar, é mais barato comprar do que alugar. Em segundo lugar, tem a segurança da posse ao comprar um lugar e, em terceiro lugar, não fica à mercê da marina, tendo de pagar aumentos anuais no aluguer. Pode ler mais sobre este assunto clicando aqui.

“POSSO SUBAJUDAR O MEU LUGAR SE COMPRAR UM?”

Na maioria das marinas, não pode, embora haja algumas que permitem. Nas que permitem, poderá alugar um lugar privado a um custo inferior ao que a marina cobraria, mas nas que não permitem, terá de reservar e pagar o seu lugar diretamente à marina.

“EXISTE ALGUMA FLEXIBILIDADE NO TAMANHO DOS BARCOS PARA UM DETERMINADO ANCORADOURO?”

Na maioria das marinas, o seu barco precisa estar dentro do tamanho do ancoradouro, portanto, para um barco de 15,25 metros de comprimento, por exemplo, você teria que escolher o ancoradouro imediatamente acima. Em algumas marinas, isso seria um lugar de 16 metros, mas noutras significaria um lugar de 18 metros. Igualmente importante é a largura da embarcação. Um barco com 4,75 metros de largura não seria geralmente permitido num lugar com 4,5 metros de largura e, em algumas marinas, a largura total de um barco pode ter de incluir também os defensores.

«PORQUE NÃO ALUGAR SIMPLESMENTE UM ANCORADOURO?»

Existem muitos proprietários de barcos que alugam os seus ancoradouros e alguns fazem-no há muitos anos, mas quanto mais tempo o ancoradouro for alugado, mais acabará por pagar pelo mesmo, ao contrário de saber os custos fixos ao comprá-lo. É muito semelhante a alugar uma casa em vez de comprar uma. Ao alugar, está a pagar a um senhorio e, no final do período de aluguer, não fica com nada. Ao comprar um lugar de atracação, mesmo mantendo-o até ao final da concessão, terá pago talvez metade do que teria pago pelo aluguer do mesmo lugar – e, supondo que o venda em algum momento, também poderá recuperar parte do seu investimento inicial, tornando os seus custos gerais de atracação ainda mais baixos.

“QUAL É A MELHOR MANEIRA DE LEVAR O MEU BARCO PARA O MEDITERRÂNEO” ?

Tudo depende de onde o seu barco virá e onde no Mediterrâneo planeia ficar. As embarcações menores podem ser transportadas por terra ou até mesmo por navio. Em alternativa, poderá querer levá-lo você mesmo. Nesse caso, podemos organizar um skipper qualificado pela RYA para o acompanhar e dar-lhe formação durante a viagem.

 “QUE OUTROS CUSTOS ESTÃO ENVOLVIDOS NA COMPRA DE UM LUGAR DE ANCLAJ” ?

Tudo depende do porto escolhido. Em alguns casos, seria um contrato direto com o porto, enquanto noutros seria como comprar um imóvel e receberia uma escritura de compra. De qualquer forma, é melhor prever 10% adicionais para cobrir os impostos e, se necessário, um advogado para tratar da transação por si.

«O MEU BARCO ESTÁ SEGURO?»

A maioria das marinas são locais muito seguros para guardar um barco. A videovigilância é apenas parte das medidas de proteção utilizadas, juntamente com a monitorização constante pelo pessoal da marina. Devo dizer que tenho o meu barco no Mediterrâneo há mais de 25 anos, sem qualquer roubo ou danos causados por terceiros. O meu barco foi assaltado duas vezes, quando tinha um no Reino Unido.

“COMO SÃO AS INSTALAÇÕES NESTAS MARINHAS” ?

As instalações são muito boas. Independentemente da marina que escolher, todas as instalações normais, tais como casas de banho, lavandaria, Wi-Fi e serviços de estaleiro, estão ao seu dispor. Em algumas marinas há piscinas e na maioria há lojas locais, restaurantes, etc., tudo dentro dos limites da marina. As instalações são muito boas.

Contact us